segunda-feira, 23 de julho de 2012

PETI de Viçosa planeja Colônia de Férias 2012

A equipe do PETI de Viçosa-RN reuniu-se hoje com a Equipe Técnica do CRAS para o planejamento da Colônia de férias 2012 do Programa.  O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) articula ações para retirar crianças e adolescente de até 14 anos das práticas de trabalho infantil, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos.  A programação acontecerá de 30 de Julho a 3 de Agosto. 



quarta-feira, 18 de julho de 2012

Viçosa participa do Seminário de Educação Infantil em Natal.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Dalva Vieira, na qualidade de presidente do conselho municipal de educação, está representando a Secretária de Educação, Solange Maria de Oliveira Pinto no “Seminário de Educação Infantil: Contribuições para construção do Projeto Pedagógico nos espaços do Proinfância”, que acontece nesta quarta-feira (dia 18), de 8 às 17 horas, no Auditório da Universidade Potiguar, em Natal/RN.
O Seminário é uma realização da UNDIME/RN em parceria com a UFRN e em especial com a Secretaria de Educação Básica/Ministério da Educação, através da Coordenação Geral de Educação Infantil e tem como objetivo apoiar a elaboração de proposta Pedagógica, bem como a organização de espaços, tempos e ambientes na perspectiva do que preconiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Viçosa assina Termo de Adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa


O Município de Viçosa/RN, representado pela Secretária Municipal de Educação, SOLANGE MARIA DE OLIVEIRA PINTO, assinou hoje (dia 13), o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
O Pacto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.  Ao aderir ao Pacto, estados e municípios se comprometem a alfabetizar as crianças de sua rede de ensino em Língua Portuguesa e em Matemática até, no máximo, os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, aferindo os resultados por exame periódico específico. O município também aderiu às Ações do Pacto, que são um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:    
i) formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
ii) materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
iii) avaliações sistemáticas e;
iv) gestão, controle social e mobilização.



quinta-feira, 12 de julho de 2012

Formação Continuada do Programa Brasil Alfabetizado.


Alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado de Viçosa participaram nesta manhã (12/07) a partir das 8 horas, no CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, da Formação Continuada do Programa Brasil Alfabetizado. Participaram do encontro de formação, além das alfabetizadoras, a Coordenadora do programa no município e a  Gestora Local, Maria Dalva Vieira.
O Programa Brasil Alfabetizado é desenvolvido pelo governo federal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Educação.

,


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Comitê local do PAR discute qualidade da educação do Município

O Comitê Local do PAR de Viçosa, Coordenado pela Secretária Municipal de Educação, Solange Maria de Oliveira Pinto, reuniu-se hoje, 11 de junho, juntamente com a Equipe Local, responsável pela execução, monitoramento e avaliação das ações de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação básica. A reunião teve como objetivo debater as ações e projetos desenvolvidos no PAR aqui no município, bem como dar andamento aos diálogos sobre a qualidade da educação. Estiveram presentes membros do Comitê Viçosa pela Educação, pontuando novos encontros na agenda conjunta da SME, PAR e Comitê.

O PAR é um importante instrumento de gestão educacional, dividido em quatro dimensões:  estão educacional; formação de professores e de profissionais de apoio escolar; práticas pedagógicas; e infraestrutura física e recursos pedagógicos. Todos os municípios cadastrados no PAR] e com ações e sub-ações cadastradas no SIMEC serão beneficiados através do Ministério da Educação.
O PAR de Viçosa tem ações contempladas em todas as quatro dimensões, de 2012 a 2014.  Para acompanhar os valores repassados do PAR, acesse o portal do FNDE em liberações de recursos.






Condicionalidades do Programa Bolsa Família em acompanhamento

A equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS iniciou, hoje, 11 de julho de 2012 visitas domiciliares as famílias dos adolescentes que estão com baixa frequência escolar, com a finalidade inserir e acompanhar essas famílias e buscar soluções para que sesuperem as dificuldades referentes a esta demanda. Esta é uma ação conjunta do CRAS com a Coordenação local do Programa Bolsa Família preocupada com os descumprimentos das condicionalidades por parte destas famílias. O Programa Bolsa Família compreende condicionalidades nas áreas da saúde, assistência social e educação que repercutem diretamente no recebimento do beneficio. E um dos compromissos das famílias beneficiárias junto ao programa e as políticas públicas na área da educação são à garantia de pelo menos 85% da frequência escolar das nossas crianças e adolescentes uma dessas condicionalidades. 



terça-feira, 10 de julho de 2012

Projeto Educando e Protegendo: Protegendo o Educando

O Comitê Viçosa pela Educação (Mobilização Social pela Educação) através de parcerias com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Assistência Social (CEMEP e CRAS respectivamente) estão realizando o projeto “Educando e Protegendo: Protegendo o Educando”, que tem como objetivo principal compreender a evasão escolar a partir da ótica das famílias para que seja então desenvolvidos trabalhos com estas famílias, alunos e atores envolvidos no contexto educacional, protegendo então os educandos no que diz respeito a participação e garantia de seus direitos básicos, no caso a educação. Nesta primeira fase do projeto, a Creche Escola está sendo atendida. As famílias cujos alunos não estejam frequentando as aulas recebem a visita da Equipe Técnica do CRAS, que orienta e desenvolve junto com a família estratégias para a superação desta demanda. Segundo a Diretora da CEMEP, a Sra. Solange Maria de Oliveira Pinto, o projeto já está dando bons resultados, pois muitas crianças já estão retornando, trazidas pelos pais, que estão mais conscientes de seu papel no que diz respeito ao processo de adaptação da criança, bem como a importância e relevância dos anos iniciais de aprendizagem.


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Gestores municipais são orientados sobre aplicação de recursos do IGD SUAS e Bolsa Família

A Secretária Municipal de Assistência Social de Viçosa, senhora Maria Dalva Vieira, participou na quarta e quinta feira (4 e 5 de junho) da realização do seminário promovido  pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-SETHAS, no Hotel Pirâmide, Via Costeira, em Natal. O seminário teve a finalidade de orientar os gestores municipais sobre a correta aplicação dos recursos financeiros do Sistema Único de Assistência Social-SUAS e do Programa Bolsa Família. O evento, foi aberto,  pelo secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro Costa,  e reuniu cerca de 500 pa rticipantes, entre gestores e secretários de assistência social, técnicos da SETHAS e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS, contadores e presidentes dos conselhos municipais de assistência social dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Participaram também do seminário a coordenadora de prestação de contas do Fundo Nacional de Assistência Social, Vitória Silva Batista, e o coordenador geral de Execução Orçamentária e Financeira da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania, Sérgio Monteiro da Silva, ambos do MDS. O seminário teve o objetivo de instrumentalizar os municípios quanto a aplicação dos recursos do Sistema Único de Assistência Social e do Programa Bolsa Família, dotando-os de condições para desenvolver mecanismos que assegurem a consolidação de resultados positivos na condução e aplicação desses recursos, enquanto estratégia de aprimoramento da gestão SUAS e do Programa Bolsa Família.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Oficina sobre Recordação da Infância


Ontem, 03 de jullho, foi realizada com o Grupo de Convivência de Idosos do CRAS “Cidade verde” oficina sobre RECORDAÇÃO DA INFÂNCIA, trabalho de grande importância para o mundo atual, onde a comunicação oral, a conversa e as trocas de experiências estão sendo substituídas pelo individualismo e informações rápida, veiculada pelos equipamentos digitais

As experiências de vida vêm sendo desvalorizadas, e muitas vezes, descartadas. No entanto, relembrar o passado, reviver tradições e dividir histórias pessoais pode ser uma importante tarefa para aumentar a auto-estima, a inserção social e ressignificar o curso de vida na velhice. O objetivo deste trabalho foi verificar os principais temas relatados pelos participantes quando recordam sua infância, como as lembranças relacionadas ao melhor amigo, as brincadeiras, diferenças entre a sua infância e de seus filhos e netos, quais os sonhos de sua infância e quais foram realizados durante suas vidas, dentre outros.

O debate foi bastante participativo e dinâmico, onde o grupo teve a oportunidade de se conhecer melhor, trocar experiência e relembrar momentos que marcaram suas vidas, sempre com uma grande dose de descontração e solidariedade, onde a infância foi lembrada como feliz e saudosa pela maioria dos participantes, havendo destaque na lembrança dos tipos de brincadeiras e lugares onde brincavam.
  


Oficina da Rede de Atenção Psicossocial do RN

Ontem, 03 de jullho, aconteceu em um dos auditórios do Praiamar Hotel em Natal a I Oficina da Rede de Atenção Psicossocial do RN e Viçosa enviou um representante, o psicólogo Wilsius Norte.
O evento teve como objetivo sensibilizar e fomentar a criação e o fortalecimento das redes de atenção à saúde mental. Foram discutidos conceitos, protocolos e procedimentos relativos a esta grande temática a rede, sempre em função de sua aplicação interna e externa, de referência e contrarreferência.
A Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas foi apresentada e tematizada de forma bem lúdica e envolvente. Sheylla Rodrigues (PNH) e Silvana Maia Barros (Conselho Municipal de Saúde de Natal) conduziram o evento e deram o direcionamento as discussões, tranzendo para a pauta central a relevante tarefa de refletirmos sobre o fato de que rede é de forma simplificada relacionar-se. 
"Não é a perfeição que se espera de você, e sim a totalidade" - Carl Gustav Jung
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...