quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Candidato adere ao Programa Prefeito Amigo da Criança


Toinho do Miragem, candidato a prefeitura municipal de Viçosa, pelo PP, assinou  o termo de adesão do Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq - Save the Children, no qual se compromete a cumprir diversas metas sociais, como o acesso à educação, saúde, cultura, lazer e proteção às crianças e aos adolescentes que sofrem violação de seus direitos ou que estão em situação de risco. Segundo Toinho o maior desafio da próxima gestão é a saúde e a educação, pilares essenciais para que nossas crianças tenham um futuro digno.

CEMEP celebra o dia do Idoso

Buscando unir gerações por meio da troca de experiências e saberes e baseado no respeito mútuo às diferenças de cada fase da vida, a Creche Escola Municipal Eulina Pinto recebeu idosos de nossa comunidade para promovera interação das crianças da instituição com idosos com o objetivo de comemorar “O Dia Nacional do Idoso”. Durante a semana os alunos visitaram as residências dos idosos e hoje (27/09) foi o encerramento das atividades na CEMEP com grande momento de confraternização entre as gerações.


terça-feira, 25 de setembro de 2012

DIA NACIONAL DO TRÂNSITO


O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS de Viçosa, em parceria com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI realizou diversas atividades em alusão ao DIA NACIONAL DO TRÂNSITO (25 de setembro), trazendo a educação no Trânsito para a realidade de nossa município. Foi trabalhado com as crianças eadolescentes do  do PETI e do Projovem. um trabalho de conscientização e educação, necessário e relevante em virtude das estatisticas que temos no Brasil. Anualmente os acidentes de trânsito tiram a vida de milhares de crianças, e deixam muitas outras hospitalizadas e/ou com graves seqüelas. São acidentes com crianças na condição de pedestre (atropelamento), passageira de veículos ou ciclista. Dessa forma, percebemos a importância da aplicação urgente de medidas preventivas, informações, conscientização e leis e fiscalização rígidas que venham a mudar essa realidade, mesmo na realidade de nosso município, que apesar d e ser de pequeno porte, já tem em sua realidade alguns acidentes (principalmente de motocicletas) que resultaram em sequelas graves e até morte. A programação foi interessante e a turma entendeu e assimilou bem o recado.





segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Reunião das mães do PETI com a Secretária Municipal de Assistência Social


A Secretária Municipal de Assistência Social de Viçosa, Dalva Vieira, realizou uma reunião com mães beneficiárias do Programa Bolsa Família e responsáveis por crianças do PETI para discutir a freqüência e a participação de cada um. Foi ressaltada a importância da presença dos alunos no programa para que a família continue recebendo o beneficio do Programa Bolsa Família.   A relação entre a gestão do programa e os beneficiários é muito importante para um bom funcionamento das atividades.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PETI participa do DIA NACIONAL DA RECREAÇÃO

No dia 12 de setembro de 2012 – DIA NACIONAL DA RECREAÇÃO, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de Viçosa-RN preparou um dia de programação diversificada em alusão a data, onde as crianças tiveram a oportunidade de conversar sobre a melhor forma de desfrutar do lazer/recreação, deixando de lado práticas violentas e o bullying. Além de conhecerem a origem de alguns jogos, como jogar e a sua importância para o desenvolvimento intelectual.
          A atividade foi conduzida com muita alegria e teve a participação de 100% dos alunos, que confeccionaram jogos educativos (Dama, Pega vareta, jogo da memória), brincaram com o material produzido, participaram de corrida de saco, pula corda, pião e cabo de guerra, e brincaram com jogos que estimulam o raciocínio e concentração (quebra-cabeça, dominó). 












quarta-feira, 12 de setembro de 2012

PETI discute a importância da família na Escola


Para pensar em educação de qualidade hoje é preciso garantir que a família esteja presente na vida escolar de todos os alunos e em todos os sentidos. Nesse sentido o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI de Viçosa  realizou  nesta terça-feira (dia 11),  discussão sobre a Importância da Família na Escola, com o objetivo de tornar as crianças deste Programa Social, agentes multiplicadores da ideia da família na escola.
A atividade foi dividida em dois momentos: primeiramente aconteceu uma roda de conversa, onde a assistente social explanou sobre a importância dos pais na educação dos filhos, e as crianças puderam socializar a realidade de sua família; e no segundo momento foi confeccionado cartazes e cartilhas sobre a temática.
          A atividade foi de grande relevância, pois a equipe conseguiu que cada criança refletisse sobre a realidade de sua família, incentivando ainda mais àquelas cujos pais já participam ativamente de sua educação escolar, e estimulando as crianças a inserirem nesse processo os pais que ainda não acompanham tão de perto sua educação.


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Escola Municipal Francisco Gomes Pinto realiza uma amostra de antiguidades


Hoje, 11 de setembro, a Escola Municipal Francisco Gomes Pinto - mais exatamente as turmas do 7º e 8º ano realizaram uma amostra de antiguidades pertencentes as famílias tradicionais da cidade. O Projovem Adolescente foi conferir a amostra e resgatar um pouco de sua história, da historicidade do municipio e de toda a sociedade viçosense.
As conversas rolaram tão soltas quanto os sorrisos ao reconhece semelhantes na passagem do tempo, bem como ao perceberem o tempo que passa e se transforma, transformando instrumento, relações e sentimentos. Discorreu-se com eles uma nostalgia gostosa, de um tempo que eles não viveram, mas que mostraram-se capazes de contemplar e ficar curiosos, vendo, ouvindo e buscando.







CRAS cria grupo de orientação vocacional


A equipe técnica do CRAS de Viçosa/RN deu inicio hoje (11/09) a um projeto que tem como objetivo a orientação vocacional dos adolescentes matriculados na segunda série do ensino médio da Escola Estadual Pedro Martins Fernandes. Este trabalho se caracteriza como muito importante, porque trabalha junto com o jovem pontos relevantes do protagonismo, da autonomia e da conscientização.
Desenvolver este trabalho com os adolescentes é permitir que eles possam estabelecer uma pausa - uma pausa em seus cotidianos cheios de conformismo, anomia e alienação, e possam, junto com a equipe pedagógica da escola e a equipe técnica do CRAS refletirem sobre suas realidades, projeções, sonhos e aptidões. Este projeto é um convite para o jovem que necessite ser alguma coisa, além de estar em si mesmo.


Contação de histórias no PETI

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI de Viçosa/RN iniciou no dia 22 de agosto de 2012 (Dia do Folclore) um trabalho de CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, onde os técnicos de referência do CRAS contaram histórias, estimularam cantigas de roda e leitura, e principalmente DESENVOLVERAM O IMAGINÁRIO DAS CRIANÇAS. O projeto foi realizado em três momentos, tendo sua culminância no dia de ontem com a contação da história de Viçosa/RN.
  Para as crianças, ouvir  histórias na infância é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vivenciadas pelas personagens, é levar à interiorização de um mundo de enredos, personagens, situações, problemas e soluções, que proporciona um enorme enriquecimento pessoal e contribui para a formação de estruturas mentais, que lhes permitirão compreender melhor e mais rapidamente não só as histórias escritas como os acontecimentos do seu dia-a-dia. A partir de histórias simples, a criança começa a reconhecer e interpretar sua experiência da vida real.





segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Viçosa promove caminhada cívica em homenagem ao dia 7 de setembro

Aconteceu em Viçosa/RN uma caminhada cívica em alusão ao Dia da Independência do Brasil (7 de Setembro). Alunos da Escola Municipal Francisco Gomes Pinto e Creche Escola Eulina Pinto – CEMEP acompanharam a Orquestra Filarmônica Municipal Padre Dário Tórboli, em marcha pelas ruas da cidade.
A caminhada em homenagem a Pátria no dia de sua independência, teve o objetivo de desenvolver o sentimento de patriotismo entre os pequenos cidadãos de nossa cidade.
Os alunos marcharam até a Prefeitura Municipal, onde foi hasteada a Bandeira do Brasil e cantado o Hino Nacional. Em seguida retornaram as escolas para continuidade dos trabalhos relacionados à temática.
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política, onde muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Educação de Viçosa-RN planejou diversas atividades de incentivo ao patriotismo, pois sabemos que para muitos o Dia 7 de Setembro é apenas mais um feriado utilizado para viajar, onde as pessoas acabam não lembrando e/ou discutindo a importância da data.
Dessa forma Viçosa busca “fazer a diferença” e comemorar de maneira efetiva e efusiva, o maior marco da história brasileira, que é a nossa INDEPENDÊNCIA!





quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Viçosa escolhe representantes para Seminário Estadual.


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Viçosa  realizou,  nesta quinta feira (dia 06),  uma reunião para escolher os conselheiros que irão participar do seminário/capacitação “Fortalecendo os Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente do RN” que será realizado em Natal, no Hotel Praia Mar, no período de 16 a 18.10.2012. A reunião aconteceu sobre a coordenação da secretária municipal de assistência social, senhora Dalva Vieira, que explicou a relevância de se considerar a paridade dos conselheiros, como condição indispensável à participação no evento. Foram escolhidos pela sociedade civil, a conselheira Solange Pinto Elizeu, e pelo governo foi escolhido, Danilo Max Lopes da Silva. O objetivo do seminário é promover conhecimentos específicos, visando aprimorar a atuação dos conselheiros de direitos para o fortalecimento do Sistema de garantia dos direitos da criança e adolescente. Está prevista a participação dos 167 municípios do RN e um total de 334 conselheiros.



CEMEP inicia projeto de literatura envolvendo ex-alunos.


 A Creche Escola Eulina Pinto - CEMEP recebeu hoje, dia 06 de setembro, um grupo de ex-alunos, que visitaram a Instituição para realização de um trabalho de Literatura Infantil, onde os mesmos tiveram contato com o material literário elaborado por eles no período que ainda eram estudantes da Creche. O material foi transformado em livro,  e entregues aos autores mirins, que durante os meses de setembro e outubro irão semanalmente a CEMEP para desenvolver o projeto juntamente com os atuais alunos. O projeto terá seu encerramento no dia 29 de outubro – Dia Nacional do Livro.
É normal os professores reclamarem da falta de interesse dos alunos pela leitura. O principal motivo para esta falta de interesse é a leitura virtual, cinema, tv e rádio. Tudo isto sem contar com outros fatores que interferem nesta realidade: futebol, videogame, etc. Assim, este projeto incentivará a Literatura Infantil, bem como o voluntariado (uma vez que os ex-alunos repassarão o que aprenderam para as crianças mais novas), e a Mobilização Social pela Educação, reunindo docentes, discentes, ex-alunos, familiares e comunidade, em função do contexto e cenário educativo. 



.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...