sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Dengue

Dengue é uma doença que ocorre principalmente nas áreas tropicais e subtropicais do planeta. O período de maior ocorrência é no verão, durante ou após as chuvas. É causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4) levando o doente a ter febre alta, dor de cabeça e atrás dos olhos e nas costas, moleza e dor no corpo, dores nos ossos e articulações, náuseas e vômitos. Podem aparecer manchas avermelhadas pelo corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias.
Há também outro tipo de dengue, a hemorrágica, que é a forma grave da doença. No começo, os sintomas são os mesmos, mas depois do 5º dia, alguns pacientes apresentam sangramento em vários órgãos, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida e/ou dificuldade respiratória. Esse tipo de dengue pode matar.
A transmissão da doença se dá através da picada do mosquito Aedes aegypti que chegou a América do Sul por meio de navios negreiros, com escravos, vindos da África, no período colonial. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...