Representantes de Viçosa participaram em Natal da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social – CONSOCIAL, para debater e escolher propostas para fiscalização de recursos públicos na execução de obras e convênios. A participação da população na fiscalização foram alguns dos temas abordados pela (CONSOCIAL/RN), que foi realizada em Natal entre os dias 15 e 16 de março. O evento teve a participação de representantes da sociedade civil, órgãos públicos e Conselhos de Políticas Públicas e precede a Conferência Nacional, sediada em Brasília no período de 18 a 20 de maio. Dentre os participantes de Viçosa estava François Rodrigues de Alencar, que representou os Conselhos de Políticas Públicas; Danilo Max Lopes da Silva e Antonio Elizaias Tavares, representando a Sociedade Civil; e Jackson Lopes da Silva, representando o Poder Publico..
A CONSOCIAL/RN teve como objetivo promover a transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, resultando na contribuição para um controle social mais efetivo e democrático.
A CONSOCIAL trabalha com quatro eixos temáticos: Eixo I - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; Eixo II - Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; Eixo III - A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e Eixo IV - Diretrizes para a prevenção e combate à Corrupção.
A Conferência foi presidida pelo Controlador Geral do Estado, conjuntamente com a Comissão Organizadora Estadual - COE formada pela Controladoria Geral do Estado e a Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças, composta por representantes de três segmentos: 60% da Sociedade Civil, 30% do Poder Público e 10% de Conselhos de Políticas Públicas. Foram eleitos, trinta e oito delegados Estaduais e vinte propostas/diretrizes para a Conferência Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário