quarta-feira, 13 de junho de 2012

Programa Brasil Alfabetizado

O Programa Brasil Alfabetizado recebeu a visita do Psicologo do CRAS para uma palestra sobre autoestima, um assunto que deve ser tratado como extrema importância, pois o público alvo do programa são pessoas que desistiram de estudar para trabalhar ou até mesmo por falta de interesse. Aprender a ler e a escrever vai proporcionar uma maior independência para essas pessoas, que não terão que pedir ajudar de pessoas para coisas simples como ler correspondências, fazer compras e até mesmo se divertir lendo um livro.
      Foram trabalhados conceitos ligados a autoestima, tendo como base não o ponto de vista psicológico apenas, mas primordialmente o ponto de vista social. A autoestima ligada ao valor que o indivíduo percebe em si próprio em função de seus direitos, de sua constituição como sujeito de direitos, capaz de entender que é membro de uma comunidade e que apenas a partir de sua participação social pode exercer seu direito ao protagonismo, o controle social. Esta noção de autoestima traz para os cidadãos a compreensão do bem estar social, não ligado aos antigos moldes assistencialistas, mas voltados para a busca do bem coletivo, público e ético.
O PBA recebeu muito bem a temática, interagindo e participando de forma bem acentuada e crítica. Foram elaborados comentários e posturas que em muito facilitaram a compreensão da turma.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...