segunda-feira, 8 de abril de 2013

Viçosa promove reunião formal com os professores do PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.



A secretária Municipal de Assistência Social, Professora Dalva Vieira, participou nesta sexta feira (05 de abril) de uma reunião sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Participaram da reunião. a diretora da Escola Municipal Francisco Gomes Pinto, Cledna Fernandes; a diretora da CEMEP, Solange Maria de Oliveira Pinto; A secretária Municipal de Educação, Adalmária Lopes; A orientadora de estudo, professora Revelúcia de Paiva Freitas, e os professores da Escola (anos iniciais) e da Creche Escola. O pacto  é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.


O município aderiu ao PACTO na gestão da prefeita  Maria José e da professora Solange Maria como secretária de educação. Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais comprometem-se a:
I. Alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em
matemática; II. Realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Inep,
 junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
III. No caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido
às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação. Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações. Significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. Ao final do ciclo de alfabetização, a criança tem o direito de saber ler e escrever, com domínio do sistema alfabético de escrita, textos para atender a diferentes propósitos. Considerando a complexidade de tais aprendizagens, concebe-se que o tempo de 600 dias letivos é um período necessário para que seja assegurado a cada criança o direito às aprendizagens básicas da apropriação da leitura e da escrita; necessário, também, à consolidação de saberes essenciais dessa apropriação, ao desenvolvimento das diversas expressões e ao aprendizado de outros saberes fundamentais das áreas e componentes curriculares, obrigatórios, estabelecidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos.

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