quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

BPC na Escola recebeu quase 1,4 mil adesões em 2013

Hoje, programa chega a 3.781 municípios. Meta é alcançar 100% de cobertura até o final de 2014
Brasília, 6 – O Programa BPC na Escola, que visa garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e jovens com deficiência até 18 anos de idade que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), recebeu 1.397 novas adesões de prefeituras em todo o país em 2013. Atualmente, 3.781 municípios desenvolvem as ações do programa.
“Esse expressivo índice de adesão representa o compromisso que cada município tem com a inclusão na escola de crianças e adolescentes com deficiência, garantindo seu direito à Educação”, avalia a coordenadora geral de Acompanhamento de Benefícios do MDS, Elyria Yoshida.
Atualmente, a cobertura do BPC na Escola abrange 67,9% dos municípios brasileiros. Elyria Yoshida afirma que a meta é chegar a 100% de cobertura até o final de 2014. “O nosso desafio atual é levar o programa a todos municípios, inclusive  às pequenas localidades, onde há poucos beneficiários mas que precisam ter o seu direito  de  frequentar a escola garantido .”
O BPC na Escola tem como principal diretriz a identificação das barreiras que impedem ou dificultam este acesso e o desenvolvimento de ações intersetoriais, envolvendo as políticas de educação, de assistência social, de saúde e de direitos humanos, para buscar a superação dessas barreiras. O MDS é o coordenador do programa e realiza ações como acompanhamento dos alunos, criação de sistema informatizado para inclusão de novos municípios e capacitação de gestores.
Instituído em 2007, o BPC na Escola já apresenta bons resultados. Segundo a coordenadora, uma pesquisa realizada em 2008 mostrou que 70% das crianças e adolescentes
www.mds.gov.br/saladeimprensa
O município de Viçosa aderiu ao BPC em 2008 e hoje está com 29 famílias beneficiárias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...