segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Seminário de Formação em Matemática encerra etapa 2014 do PNAIC em Viçosa

A Prefeitura de Viçosa, através da equipe do PNAIC (Pacto pela Alfabetização na Idade Certa) realizou nesta sexta-feira, 12 de dezembro,  o Seminário de Formação em Matemática: O trabalho com jogos em sala de aula /2014. Com esse  seminário a equipe  concluiu os estudos realizados nos encontros de formação continuada deste ano.
O evento aconteceu na Escola Municipal Francisco Gomes Pinto,   ministrado pela orientadora  Revelúcia Freitas e contou com a participação das professores alfabetizadoras do município (Perpetua, Aurilene e Valmira), da professora  Adalmária (Secretária de Educação), da secretária Dalva Vieira (coordenadora do PNAIC), da  professora Solange Maria de Oliveira Pinto ( Diretora da CEMEP), da professora Cledna Fernandes (Diretora da EMFGP), de Elizaias Tavares (Orientador Social do SCFV) e vários outros professores que vieram prestigiar o Seminário dos colegas.
Na próxima  segunda-feira (dia 15),  a prefeitura estará viabilizando a ida para Natal, da professora Perpetua, da orientadora  Revelúcia  e da coordenadora do PNAIC em Viçosa, Dalva Vieira, responsável pela alimentação do sistema e acompanhamento do Programa no SIMEC, estarão  participando do Seminário Estadual  que encerra a segunda etapa de implementação do Programa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
O Encontro em Natal, se  estenderá até quarta-feira (dia 17) e  propõe um espaço para o compartilhamento das atividades desenvolvidas ao longo do ano, com a avaliação dos  coordenadores locais, dos orientadores  e de professores  representantes dos 168 municípios do estado.
Os resultados deste investimento, que mobilizou os governos federal, estadual e municipais, a equipe da Universidade e, sobretudo, os professores alfabetizadores, poderão ser vislumbrados em apresentações sob forma de relato de experiências desenvolvidas em sala de aula envolvendo os quatro eixos da matemática (números e operações, geometria, grandezas e medidas e estatística). Ao término do Seminário, terão sido cumpridas  200 horas de formação com os orientadores de estudos.
De acordo com a secretária Dalva Vieira, a proposta do seminário é promover as boas práticas e valorizar os professores, para que se sintam estimulados a desenvolver um bom trabalho em sala de aula, alfabetizando todas as crianças até os oito anos de idade.
O PNAIC que, em 2014 teve a Matemática como foco dos cursos de formação, integra uma série de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...