terça-feira, 26 de junho de 2012

Prefeita de Viçosa recebe Reconhecimento Pleno: Credibilidade, União e Trabalho

Desenvolvendo ações e políticas públicas em prol de crianças, adolescentes e jovens de Viçosa, a prefeita Maria José Oliveira conquistou o prêmio ‘Prefeito Amigo da Criança’, da Fundação Abrinq – Save the Children, na categoria ‘Reconhecimento Pleno’.
Receber esta premiação demonstra que as políticas públicas implementadas no Município têm apresentado os resultados almejados na melhoria do processo de acolhimento e aprendizagem das crianças, adolescentes e jovens.
Toda a equipe da assistência social, empenhada na efetivação destas políticas, sente-se orgulhosa e divide com a prefeita e toda a comunidade viçosense a emoção de receber esse reconhecimento.

No início da gestão, a prefeita recebeu a proposta para concorrer ao prêmio e designou como Articuladora, a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Dalva Vieira. Ao final de cada gestão do Programa Prefeito Amigo da Criança são reconhecidos os gestores municipais que investiram em ações voltadas à melhoria das condições de vida das crianças,  dos adolescentes e dos jovens. De 1566 municípios brasileiros, somente 307 prefeitos concluíram todas as etapas propostas no início do mandato e 183 foram que receberam o reconhecimento pleno. No Rio Grande do Norte foram inscritos 36 municípios e somente 4 concluíram todas as etapas e foram reconhecidos por terem melhorado a vida de crianças, adolescentes e jovens no decorrer da gestão 2009–2012. São analisados diversos critérios como a relação entre Governo Municipal, Ministério Público, Poder Judiciário e organizações sociais na articulação de uma rede municipal de proteção integral às crianças, aos adolescentes e aos jovens, estabelecida, ampliada e fortalecida; bem como a melhoria nos indicadores sociais relacionados à população infanto-juvenil.
O município é avaliado a partir da alimentação de um sistema composto por quatro eixos: Saúde, Educação, Assistência Social e Orçamento voltado às políticas públicas para a criança, o adolescente e o jovem. A Abrinq avalia os avanços conquistados ano a ano e a Cidade é classificada às próximas etapas até a conclusão das análises e a avaliação final  da comissão julgadora.
“Reconhecimento Pleno é isso... Permitir que mais crianças e adolescentes tenham uma vida digna, e que a sociedade como um todo cresça e se desenvolva em maturidade e cidadania. A plenitude não se conquista com a perfeição, mas com a totalidade dos esforços em prol de um amanhã melhor, mais compromissado, ético e justo para todos.”, destacou a Secretária Municipal de Assistência Social e Articuladora, Maria Dalva Vieira.


A premiação acontecerá no dia 27/06/2012, de 13 às 18 horas, em solenidade a ser realizada no Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...