sexta-feira, 24 de julho de 2015

VIII Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Viçosa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social  e do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira, 23 de julho, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”.
Mais de 70 pessoas participaram do evento que aconteceu após a realização de vários debates, reuniões e seminários com os usuários do serviço e comunidade em geral.
O evento iniciou com o credenciamento e um café de acolhida e em seguida houve a apresentação do Hino de Viçosa, a composição da mesa. Após discussão e aprovação do regimento interno, a secretária Dalva Vieira apresentou um painel sobre a Política de Assistência Social no munícipio, encerrando o painel com uma apresentação da música “Direito de Viver”. Os adolescentes do NUCA apresentaram uma encenação sobre a pessoa idosa e as crianças do SCFV fizeram uma demonstração do Maculele e Capoeira.
A Palestra Magna sobre o tema teve a explanação de Lanusa Cristine Fabricio de Queiroz, que foi prestigiada por representações de todos os segmentos, pessoas que se propõem a pensar a política de assistência social,  não só com ações imediatistas mas a garantia de políticas para os anos seguintes.
 O objetivo da conferência é avaliar o contexto da política de assistência social através do tema proposto pelo Conselho Nacional de Assistência Social; estabelecer as diretrizes para os anos de 2016 a 2026; avaliar o plano decenal em vigor e propor um novo, que será válido até 2026; eleger os representantes do Conselho Municipal para o biênio de 2015-2017 e eleger os delegados para a Conferência Estadual.
A Secretária de Assistência Social, Dalva Vieira, explicou que a intenção é fazer da conferência um espaço que possibilite o debate, a avaliação e a proposição de novas diretrizes para a consolidação dos direitos socioassistenciais em Viçosa.
Além das deliberações que serão levadas à Conferência Estadual e nacional, foram eleitos dois (02) delegados - Sociedade Civil e Poder Público, para participarem da etapa estadual que deverá acontecer no mês de outubro deste ano.
Os grupos de trabalho foram formados por profissionais ligados aos serviços socioassistenciais do município e usuários, foram divididos com base nas dimensões: 1) “Dignidade Humana e Justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo”; 2) “Participação social como fundamento do pacto federativo no SUAS”; 3) “Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo”; 4) “Qualificação do Trabalho no SUAS na consolidação do Pacto federativo” e 5) “Assistência Social é direito”.
Após as deliberações, a Comissão Organizadora, composta por conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) elaborou o relatório final, elencando as 15 propostas municipais e as 05 para o Estado e União.

 
 









 ,









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...