O Dia do Publicitário é comemorado
anualmente em 1º de fevereiro. A data homenageia os profissionais de
comunicação social responsáveis em pensar, criar e desenvolver campanhas
publicitárias destinadas à promover ideias, lugares, empresas, organizações,
produtos, pessoas e etc. Os publicitários trabalham tendo como principal
característica a criatividade, por causa disso são considerados profissionais
"despojados", "jovens" e sem horários fixos. A construção
de um bom ambiente de trabalho é essencial para o desenvolvimento da inspiração
necessário para o publicitário criar suas peças e projetos.
Origem do Dia do Publicitário
O Dia do Publicitário no Brasil é
comemorado no dia 01 de fevereiro em referência ao Decreto de Lei nº 57.690, de
1º de fevereiro de 1966, que por sua vez regulamenta o Decreto de Lei nº 4.680,
de 18 de junho de 1965, lei que regulamenta o exercício da profissão de
publicitário e de agenciador de propaganda no país. Para fiscalizar e controlar
os direitos e deveres dos profissionais que trabalham com a publicidade, foi
criado o CONAR - Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. A
principal função do CONAR é garantir a ausência de publicidades enganosas e que
sejam de caráter abusivo ou constrangedor para a população, além de garantir a
liberdade de expressão comercial.
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