sábado, 20 de novembro de 2021

20 DE NOVEMBRO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

 


A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, já que nesse dia foram aprovadas tanto a Declaração Universal dos Direitos da Criança quanto a Convenção Sobre os Direitos da Criança. Os documentos foram firmadas respectivamente em 1959 e em 1989. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anualmente faz campanha como "o dia anual de ação para crianças, pelas crianças".


Neste 2021, o Fundo afirma que "a pandemia da COVID-19 mostrou como a desigualdade afeta os direitos de todas as crianças. Desde as mudanças climáticas, passando pela educação e saúde mental, e chegando ao fim do racismo e o fim de qualquer discriminação, crianças e jovens estão levantando suas vozes sobre as questões que importam para sua geração e conclamando os adultos a criarem um futuro melhor".


E prossegue: "Neste Dia Mundial da Criança, é mais importante do que nunca que o mundo ouça suas ideias e demandas". O Fundo lançou campanha sobre o uso do azul para marcar a data: escolas e edifícios históricos em todo o mundo ficarão iluminados em azul neste dia, para mostrar apoio aos direitos da criança.


Fonte: Unicef e ONU

Imagem: SEMTHAS VIÇOSA/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...