domingo, 29 de maio de 2011

Semana Municipal de Ação Educativa

De 23 à 26 de maio aconteceu em Viçosa a Semana Municipal de Ação Educativa, ação intersetorial que uniu a SME e a SMAS de forma integral e participativa. Este evento está ligado a Semana Mundial de Ação Educativa que acontece desde 2003 em mais de 100 países e que este ano teve seu tema central o combate à discriminação. Aqui em Viçosa, trabalhou-se em conjunto esta temática – “Diferenças sim, desigualdades não”, com a temática social – “Em um mundo de diferenças, enxergue a igualdade”, numa amplitude e profundidade singular: “Faça diferente, promova a equidade”. Desta forma todos os eixos propostos – Educação não-sexista, Homofobia e Bullying -  pela Semana Mundial estiveram contidos de forma exemplar em nossa Semana. A comissão Pró-Selo foi chamada e logo começou a tracejar os passos de mais um evento. 














A Semana encerrou-se com uma aula pública em Sessão na Câmara Municipal. Pode-se avaliar como positiva a semana e a participação das instancias – Escola Municipal Francisco Gomes Pinto, Escola Estadual Pedro Martins Fernandes, CEMEP, PETI e Projovem, mesmo dentro de pequenos desvios, percebe-se que o principal foi feito, o esclarecimento, o plantio da semente contra o preconceito e a discriminação. Este tipo de ação deve ser contínua e cabe agora a cada um de nós, formadores de opinião, multiplicarmos estas ideias e levarmos adiante este ideal. 

Que o principio da igualdade, ou isonomia, proposto por Clístenes – pai da democracia - na antiga Atenas, possa ser sempre lembrado, como em nossa Constituição, e além de lembrado, cumprido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...