sexta-feira, 9 de maio de 2014

Orquestra Filarmônica de Viçosa recebe instrumentos musicais

A presidente da Associação Comunitária para o Desenvolvimento de Viçosa – ACDV, professora Vera Lúcia Silva  recebeu, nesta quarta feira (07 de maio), instrumentos musicais para a Orquestra Filarmônica de Viçosa, em evento do RN Sustentável realizado  em Natal.
Na presença de músicos do estado, a Governadora ,Drª. Rosalba Ciarlini, assinou o decreto que regulamenta o Sistema Estadual de Bandas (SEBAN-RN). Um marco para a música potiguar, pois estabelece política pública definitiva, oferecendo autonomia para as bandas, a partir do Fundo Estadual de Cultura.  Ao todo são aproximadamente 115 bandas em todo estado, algumas com mais de 100 anos de atividade. No entanto, a maioria enfrenta dificuldades para se manter. Por isso o ato foi comemorado por todos os presentes. “Esse projeto é importante, pois além de facilitar a manutenção das bandas, tem a preocupação com a formação dos músicos e de escolas de música nos municípios”, explicou o Coordenador do SEBAN, Maestro Humberto Dantas, o “Bembem”. Durante a cerimônia também foi lançado o terceiro edital do programa RN Sustentável, denominado Edital Royal Cinema, uma homenagem ao compositor da valsa Royal Cinema, Tonheca Dantas.
O objetivo é apoiar projetos de bandas e filarmônicas para a juventude. Investimento de seis 6.750.000,00 para os 75 municípios do Rio Grande do Norte que ainda não dispõem de banda municipal. Cada projeto pode pleitear até R$ 90 mil destinados à aquisição de instrumentos e acessórios musicais, equipamentos de informática e pagamento de professores por quatro meses. “Nosso objetivo é fortalecer as bandas municipais que têm grande valor histórico e cultural, além de um papel social importantíssimo que é educar nossos jovens”, destacou a Governadora. “Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Cultura e IBGE, divulgada em 2009, apenas 54% dos municípios potiguares contavam com bandas. Esperamos que, em breve, essa realidade mude e tenhamos 100% dos municípios com mais esse equipamento cultural”, disse a Secretaria Estadual de Cultura, Izaura Rosado.
 Na ocasião foram entregues instrumentos musicais para 19 bandas, através do Prêmio Funarte de Apoio às Bandas de Músicas. Diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas a Secretaria Extraordinária da Cultura, Izaura Rosado, a Coordenadora de Bandas da Funarte, Rosana Lemos, o mais antigo maestro em atividade no estado, João Batista Ferreira e diversos prefeitos.   Na platéia, quatro bandas de oito municípios diferentes (Carnaúba dos Dantas, Acari, São Fernando, Tenente Laurentino, Florânia, São Gonçalo, Monte Alegre e Santo Antônio) que executaram o hino nacional e a famosa valsa Royal Cinema.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...