Nesta segunda – feira (30 de junho), no Ginásio de Esporte, aconteceu um evento de encerramento envolvendo toda a população de Viçosa que participou ativamente das ações. Os trilheiros prepararam uma programação voltada para todos aqueles que participaram das oficinas, palestras e minicursos pois apesar de todo o cansaço e alguns imprevistos, a grande maioria das ações planejadas foram realizadas a contento. Ao final com muita alegria os estudantes, a administração municipal e a equipe de servidores municipais avaliaram o Projeto Trilhas Potiguares Viçosa/2014 como positivo superando as expectativas, considerando a concorrência com os jogos da copa e as festas juninas nos municípios vizinhos.
A Secretária de Assistência Social, Dalva Vieira, agradeceu ao projeto trilhas potiguares da UFRN, agradeceu a participação da população e o apoio da Prefeitura durante toda essa semana. “O nosso agradecimento especial ao prefeito Toinho do Miragem, a professora Solange Maria de Oliveira Pinto e a CEMEP, aos Desbravadores, ao grupo de Escoteiros, a Orquestra Sinfônica Padre Dário Torbolli, a Pró-Reitora adjunta de extensão, professora Maria da Conceição Fraga, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, aos Trilheiros e a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, que mais uma vez mostrou sua coragem para enfrentar desafios, compromisso e envolvimento com o bem geral do município”, disse a secretaria Dalva Vieira.
O Programa Trilhas Potiguares foi criado, na UFRN, em 1996, tendo como principal objetivo propor novas formas de aplicação de conhecimento, buscando a construção solidária do saber. O Programa envolve o intercâmbio de conhecimentos entre universitários e os municípios do estado. As atividades são desenvolvidas no município ao longo de uma semana, quando são realizadas ações educativas definidas a partir da realidade local, previamente analisada em viagem precursora realizada pela coordenação. Após a conclusão dos trabalhos de campo, a continuidade dos projetos executados ocorre por meio de acompanhamento à distância e posterior retorno ao município, para o desenvolvimento de outras ações. Essa troca de conhecimento entre universitários e comunidades contribuiu para o fortalecimento da responsabilidade social dos estudantes e procura transformar o cotidiano da população. Os alunos desenvolvem uma valiosa experiência de vida e uma visão mais apurada da realidade brasileira, ao mesmo tempo em que buscam, com a comunidade, soluções locais para os problemas encontrados, contribuindo assim para o seu desenvolvimento sustentável. A Coordenação Geral do Programa e da professora Maria da Conceição Fraga, Pró-Reitora Adjunta de extensão da PROEX/UFRN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário