quinta-feira, 3 de julho de 2014

EQUIPE TRILHAS POTIGUARES SE DESPEDE DE VIÇOSA


Desde o dia 25 que uma equipe formada por 18 jovens, estudantes de vários cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estão na cidade de Viçosa desenvolvendo diversas ações voltadas para saúde, assistência social, cidadania, trabalho, cultura, esporte e lazer através de palestras, minicursos, dentre outras. A equipe é coordenada pelo professor  Marcos Adller Almeida e formada pelos seguintes  estudantes: Adriano (Engenharia de Produção), Soneide (Geografia), André (Geografia), Romena (medicina), Sarah (Enfermagem), Cláudia (Arquitetura e Urbanismo), Matheus (comunicação Social), Niélio (Direito), Evelyn (Nutrição), Wendell (Administração), Ítalo (Farmácia), Raiane (Enfermagem), Bruna (comunicação Social), Júlio (Educação Física) , Bruno (teatro), Eliane (psicologia), Raí (Biologia) e Roberttha (Serviço Social) que irão desenvolver diversas atividades na cidade de 25 de junho a 2 de julho.

Nesta segunda – feira (30 de junho), no Ginásio de Esporte,  aconteceu um evento de encerramento  envolvendo  toda a população de Viçosa que participou ativamente das ações. Os trilheiros prepararam uma programação voltada para todos aqueles que participaram das oficinas, palestras e minicursos pois  apesar de todo o cansaço e alguns imprevistos, a grande maioria das ações planejadas foram realizadas a contento. Ao final com muita alegria os estudantes, a administração municipal e a equipe de servidores municipais avaliaram o Projeto Trilhas Potiguares Viçosa/2014 como positivo superando as expectativas,  considerando a concorrência com os jogos da copa e as festas juninas nos municípios vizinhos.

A Secretária de Assistência Social, Dalva Vieira, agradeceu ao projeto trilhas potiguares da UFRN, agradeceu a participação da população e o apoio da Prefeitura durante toda essa semana. “O nosso agradecimento especial ao prefeito Toinho do Miragem, a  professora  Solange Maria de Oliveira Pinto e a CEMEP, aos Desbravadores, ao grupo de Escoteiros, a Orquestra Sinfônica Padre Dário Torbolli, a  Pró-Reitora adjunta de  extensão, professora Maria da Conceição Fraga, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, aos Trilheiros  e a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, que mais uma vez mostrou sua coragem para enfrentar desafios, compromisso e envolvimento com o bem geral  do município”, disse a secretaria Dalva Vieira.  

O Programa Trilhas Potiguares foi criado, na UFRN, em 1996, tendo como principal objetivo propor novas formas de aplicação de conhecimento, buscando a construção solidária do saber. O Programa envolve o intercâmbio de conhecimentos entre universitários e os municípios do estado. As atividades são desenvolvidas no município ao longo de uma semana, quando são realizadas ações educativas definidas a partir da realidade local, previamente analisada em viagem precursora realizada pela coordenação. Após a conclusão dos trabalhos de campo, a continuidade dos projetos executados ocorre por meio de acompanhamento à distância e posterior retorno ao município, para o desenvolvimento de outras ações.  Essa troca de conhecimento entre universitários e comunidades contribuiu para o fortalecimento da responsabilidade social dos estudantes e procura transformar o cotidiano da população. Os alunos desenvolvem uma valiosa experiência de vida e uma visão mais apurada da realidade brasileira, ao mesmo tempo em que buscam, com a comunidade, soluções locais para os problemas encontrados, contribuindo assim para o seu desenvolvimento sustentável. A Coordenação Geral do Programa e da professora Maria da Conceição Fraga, Pró-Reitora Adjunta de extensão da  PROEX/UFRN.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...