terça-feira, 9 de setembro de 2014

Equipe de Viçosa participa de capacitação do Selo UNICEF

A Prefeitura de Viçosa, através da articuladora do selo UNICEF e de adolescentes do NUCA  participou,  nesta  segunda-feira (08 de setembro), do 3º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF. O evento ocorreu no auditório da Escola de Governo em Natal, e teve como finalidade dar sequência ao processo de formação para a edição 2013-2016 do selo.
O objetivo geral do ciclo é contribuir com o enfrentamento ao trabalho infantil e a promoção do trabalho adolescente protegido no Brasil, com ênfase na região do semiárido. No encontro, temas como Políticas Públicas para Ações Estratégicas, Enfrentamento ao Trabalho Infantil, Direitos e Deveres, Atitudes Ambientais e Relações Interpessoais foram pautados a fim de serem postos em prática por representantes dos municípios potiguares, que serão os agentes multiplicadores na efetivação das ações em questão.
Na ocasião, consultores do UNICEF difundiram informações e debateram o revigoramento das políticas públicas orientadas em favor de crianças e adolescentes; o enfrentamento do trabalho infantil como o Mapeamento de Riscos e Oportunidades para o Desenvolvimento; e a participação dos adolescentes na busca de melhor qualidade e pela conquista do Selo. Os encontros de formação são voltados para lideranças adolescentes, gestores, conselheiros de direitos das crianças e adolescentes e técnicos municipais.
Os consultores do UNICEF debateram o revigoramento das políticas públicas e destacaram a importância da participação da sociedade e sobretudo das próprias crianças e adolescentes que  é uma das condições que deve ser respeitada para que o município continue concorrendo. Por isso, o Selo UNICEF estimula a criação e o fortalecimento de espaços de participação – como o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, Fóruns Comunitários e a Conferência dos Direitos da criança e do Adolescente  como espaços de análise de situação e elaboração de propostas que deverão ser implementadas na perspectiva de tornarem-se políticas públicas permanentes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...