terça-feira, 21 de outubro de 2014

21 de outubro - Dia Nacional da Alimentação na Escola

Hoje dia 21 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Alimentação na Escola. Início de ano letivo, volta às aulas e mais uma vez os pais se perguntam: O que devo mandar para o lanche da garotada? E agora? Será que tenho em casa algo saudável? Será que meu filho vai comer o lanche? O que posso fazer para que meu filho crie um vínculo com os alimentos saudáveis? O que devo fazer para que ele não coma em excesso os alimentos industrializados (salgadinhos, fast food, doces, balas, refrigerantes)?
Esta é uma preocupação não somente dos pais como também dos educadores. É fundamental saber da importância da merenda escolar. Os hábitos saudáveis de alimentação devem ser incentivados e praticados desde a mais tenra idade. É nesta fase da vida que as crianças para darem conta do desenvolvimento (cognitivo, motor, físico), necessitam de substâncias (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais) contidas nos alimentos. Quando o consumo destes nutrientes é adequado (isto é, ajustado às necessidades individuais), as crianças terão um melhor desempenho escolar e uma maior facilidade de assimilação dos conhecimentos. Com isto o entendimento é maior e o aprendizado se dá de uma forma bem natural e com muita satisfação.
A alimentação equilibrada favorecerá também para prevenir uma série de doenças, como também favorecer o crescimento adequado. A escola deve estar sintonizada com os pais no sentido de reforçar e incentivar os hábitos saudáveis e a importância da alimentação, e com isto colaborando para um rendimento escolar mais adequado. Temos então dois pontos fundamentais que permeiam a merenda escolar: função nutricional e valor educacional. Num primeiro momento, parece até impossível fazer isso...mas não se desespere!
Uma sugestão bem legal é fazer uma listinha de compras para a semana visando à merenda escolar. Procure ter sempre em casa guardanapo de papel, papel alumínio, vasilhas plásticas com tampa, sacos descartáveis para sanduíche. Isto com certeza irá facilitar o seu trabalho. Caso você tenha que sair para trabalhar bem cedo, prepare a merenda escolar à noite e conserve bem embalada na geladeira. Você irá gastar um tempinho, porém no dia seguinte é só entregar ao seu filho!

Agora que você já entendeu a importância da merenda escolar, segue abaixo algumas DICAS importantes que irão lhe ajudar para montar esta refeição:
• Dê preferência para os sanduíches preparados em casa, com pães integrais e grãos, bisnaguinha, pão doce (de preferência sem creme). Tente evitar os pães tipo croissant, biscoitos recheados pois são ricos em gordura.
• Para rechear os sanduíches dê preferência aos queijos brancos (tipo Minas frescal, requeijão, ricota, cottage, polenguinho).
• Para substituir o pão você pode colocar uma fatia de bolo (de preferência sem recheio e cobertura).
• Se possível utilize sempre uma fruta in natura. Caso seja muito difícil, pode optar por sucos de frutas industrializados. Há uma variedade muito grande no mercado, são práticos e nutritivos.
• Os leites de caixinha também podem ser utilizados para variar o cardápio. São ricos em cálcio e auxilia o crescimento.
• Evitem os salgadinhos industrializados pois são ricos em gorduras trans, contém excesso de sal, poucos nutrientes (apesar de serem práticos e alguns bem baratos), bem como os refrigerantes.
Utilize sua imaginação e peça ao seu filho para ajudar a montar a merenda escolar. Isto com certeza será de grande valia, pois além de reforçar os laços familiares será o momento de passar a importância da alimentação saudável.
Lembre-se...hábitos saudáveis não somente de alimentação, mas também de vida, são mais fáceis de serem formados na infância. Aproveite esta fase de vida de seu filho para formá-los e reforça-los durante a vida!
(Regina Corrêa – Nutricionista Clínica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...