segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Viçosa lançará hoje, 22/12, Plano Juventude Viva

A Prefeitura Municipal de Viçosa/RN, através da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria  com o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude, realizará  hoje, 22 de Dezembro, o lançamento do Plano “Juventude Viva” no município de Viçosa/RN  na Câmara Municipal  a partir das 15h30m.
O “Juventude Viva” é uma iniciativa do governo federal, sob a coordenação da Secretaria Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O Plano visa enfrentar o racismo e prevenir a violência contra a juventude negra nas cidades que apresentam maior vulnerabilidade social.
O plano prioriza 142 municípios brasileiros, distribuídos em 26 estados e no Distrito Federal, que em 2010 concentravam 70% dos homicídios contra jovens negros. A relação inclui as capitais de todos os estados brasileiros. São 11 ministérios envolvidos. Juntos, eles articulam ações de 44 programas em 96 municípios. Todos atuando com diversas ações e serviços em vários territórios brasileiros com alto índice de vulnerabilidade. Até junho de 2014, foram empenhados R$ 600 milhões.
O Plano reúne ações de prevenção para reduzir a vulnerabilidade de jovens negros a situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia para os jovens entre 15 e 29 anos.  
Construído por meio de um processo amplamente participativo, o Plano reúne ações de prevenção que visam a reduzir a vulnerabilidade dos jovens a situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia; da oferta de equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência em territórios que concentram altos índices de homicídio; e do aprimoramento da atuação do Estado por meio do enfrentamento ao racismo institucional e da sensibilização de agentes públicos para o problema.
O intuito da adesão do município de Viçosa a esse Plano é justamente prevenir situações de violência envolvendo os jovens do nosso município, a administração como sempre está um passo a frente, pois atuamos por meio da prevenção, buscamos solucionar os problemas antes mesmo de sua existência de maneira que fizemos todo o esforço para aderirmos ao Plano para buscarmos junto ao Governo Federal parcerias para construirmos ações de enfretamento a violência e assim prevenir que nossos jovens enveredem por caminhos tortuosos.    
 A secretária Dalva Vieira destacou que o lançamento do plano “Juventude Viva” representa  mais um compromisso do Prefeito de Viçosa, Antonio Gomes de Amorim, visto que, com esse plano, a prefeitura trabalhará de maneira preventiva na implementação de políticas públicas  com o intuito de evitar que a juventude carente de Viçosa fiquem em situação de vulnerabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...