terça-feira, 5 de julho de 2016

Viçosa é destaque no boletim especial da UFRN sobre o Trilhas Potiguares


Fotos: Cícero de Oliveira

Gestores e alunos plantaram mudas na Praça da Estrela, em Viçosa (RN)
Por Marina Gadelha/ Sirleide Pereira

Viçosa, Portalegre e Martins foram os municípios potiguares visitados nos últimos dias 28 e 29 pela comitiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para acompanhar o trabalho do Trilhas Potiguares 2016. Desenvolvido pela instituição há 20 anos, o programa de extensão busca a construção solidária do saber voltado para o desenvolvimento sustentável.

Em seu primeiro desembarque, a reitora Angela Maria Paiva Cruz foi recepcionada na manhã da terça-feira pelo prefeito de Viçosa, Antônio Gomes Amorim, e o pró-reitor de Extensão em exercício e coordenador do Programa, Breno Cabral. O gestor municipal enalteceu o trabalho da UFRN no interior do Estado, enquanto a secretária de Assistência Social, Dalva Vieira, elogiou o acolhimento às demandas da região com 1.800 habitantes e um dos 40 melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio Grande do Norte. Alunos trilheiros atendiam mães e recém-nascidos no Centro de Educação Infantil Eulina Pinto, enquanto outros realizavam oficinas na área de artes. Ao final da manhã, gestores e alunos plantaram mudas na Praça da Estrela, uma das cinco existentes no menor e mais arborizado município potiguar.

Benefícios por onde passa

Na tarde do mesmo dia a reitora e o prefeito de Portalegre, Manoel de Freitas Neto, visitaram o trabalho dos 19 trilheiros nas dependências de escolas, na Casa de Acolhimento de Famílias e no espaço de formação musical e teatral. Presenciaram oficinas, palestras e encontros com a comunidade. “O Trilhas Potiguares só trouxe benefícios à cidade, principalmente porque nos escutou nas edições anteriores para atender às nossas necessidades”, destacou Manoel de Freitas. Breno Cabral aproveitou e esclareceu que a universidade não impõe o que vai fazer nas cidades. “Os representantes da população dizem o que precisa ser desempenhado, e assim colocamos em prática”. Entre os 10 municípios assistidos neste ano pelo Programa, Portalegre é um dos que mais sofre com a chegada das drogas ilícitas para os jovens. A cidade recebeu o Trilhas pelo terceiro ano, possui cerca de 8 mil habitantes e três comunidades quilombolas, nas quais a sexualidade precoce e a baixa escolaridade são os maiores problemas.

Ao chegar em Martins, a equipe da reitora participou de reunião com a comunidade no Centro de Referência de Assistência Social. Em seguida, assistiu na calçada da Capela da Cohab e na praça do bairro, atividades lúdicas, como brincadeiras de roda e outras, com finalidade de resgate da cultura local. Ao final do dia, a reitora foi recebida pela prefeita, Olga Fernandes, vereadores, secretários municipais, educadores e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na sede da Prefeitura, ocasião em que a prefeita avaliou positivamente os resultados do Trilhas Potiguares no município.

A visita se estendeu no dia seguinte ao Espaço de Cultura e museus de Martins. “Nós promovemos ações, trocas de informações, e disseminamos saberes. Por outro lado, aprendemos muito com todas as comunidades por onde passamos”, observou Angela Paiva sobre a presença da UFRN no interior do Rio Grande do Norte.

Alunos trilheiros atenderam mães e recém-nascidos em Viçosa (RN)
Divulgação diferenciada

A edição 2016 do Trilhas Potiguares aconteceu desde o último dia 26 de junho e foi até sábado, 2 de julho, em dez municípios do Rio Grande do Norte: Martins, Portalegre, Viçosa, Tibau (Oeste potiguar), Pedro Velho (litoral sul), Taipu, Pureza, Pedra Grande (litoral norte), Ielmo Marinho e Elói de Souza (Agreste potiguar). Essas serão as mesmas cidades contempladas em 2017, quando as equipes irão retornar com os mesmos participantes, cujas inscrições têm dois anos de validade.

O Programa conta com 200 alunos e 20 coordenadores e cobertura integral e ao vivo da equipe “ComTrilhas” – projeto de extensão desenvolvido pelo professor Itamar Rocha, do Curso de Comunicação Social, com participação de estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV. Em agosto próximo haverá a mostra fotográfica itinerante “Trilhas Potiguares 2016”, de autoria dos participantes do projeto.
Contato   

Boletim produzido pela Agência de Comunicação da UFRN - AGECOM
Reitora: Ângela Maria Paiva Cruz
Vice-Reitor: José Daniel Diniz Melo
Superintendente de Comunicação: José Zilmar Alves da Costa
Diretor da Agência Comunicação: Francisco de Assis Duarte Guimarães
Telefones: (84)3215-3116, (84)3215-3132 - Fax: (84)3215-3115
E-mail: agecom@comunica.ufrn.br
AGECOM 


Fonte:https://sistemas.ufrn.br/portal/PT/imprensa/boletim_especial/18886534

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...