quinta-feira, 3 de abril de 2014

Em 70% dos casos de abuso sexual no Brasil, as vítimas são crianças e adolescentes

Levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na última quinta-feira, dia 27, traça perfil dos casos de abuso sexual no Brasil. As informações são de 2011 e foram levantadas a partir do Sistema de Informações de Agravo de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan). Foram apresentadas uma edição do Sistema de Indicadores de Percepção Social e a "Nota Técnica Estupro no Brasil: uma radiografia segundo os dados da Saúde" durante seminário organizado pelo Instituto em Brasília. 

Os dados estimam que no mínimo 527 mil pessoas são estupradas por ano no Brasil e que, destes casos, apenas 10% chegam ao conhecimento da polícia. Do total de ocorrências, em 70% as vítimas são crianças e adolescentes. Nesses casos, há um histórico de estupros anteriores. Ainda de acordo com a Nota Técnica, 24,1% dos agressores das crianças são os próprios pais ou padrastos, e 32,2% são amigos ou conhecidos da vítima. 

Os registros demonstram ainda que 89% das vítimas são do sexo feminino e possuem, em geral, baixa escolaridade. Para o diretor do Ipea, "o estudo reflete uma ideologia patriarcal e machista que coloca a mulher como objeto de desejo e propriedade.

Fonte: Ipea 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...