segunda-feira, 6 de abril de 2015

Grupo de crianças do SCFV

A administração municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, continua realizando importantes trabalhos com todos os grupos do CRAS e desta vez o grupo de Crianças Jardim do Futuro aprendeu um pouco mais sobre os cuidados com a prevenção e combate a Dengue, levando em conta que  em Viçosa se intensifica mais os cuidados de combate  ao mosquito considerando o dia 1º de abril, que é o dia D contra a Dengue.

Em parceria com as escolas do município, através da Secretaria de Assistência Social, os técnicos estão realizando palestras para os estudantes e trabalhando ações para o “1º de Abril, dia D contra a Dengue!”, que visa colocar na rotina das crianças os cuidados contra a proliferação do mosquito. Para encerrar o encontro os técnicos deixaram algumas dicas de prevenção e combate a Dengue, sempre usando uma linguagem própria para a idade dos pequenos.

Dicas importantes:

O mosquito da Dengue (aedes aegypti) se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população é fundamental para o combate à Dengue.

Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;

Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;

Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.

A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;

Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;

Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;

As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;

Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).

Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;

As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...